top of page
Buscar
Foto do escritorEliza Maciel

Era da Razão

Recebi esse comentário no post de 11 de outubro, nesses dez meses em que engatinho no Instagram, essas palavras me abraçaram.


“(...) a postagem me chamou atenção pela citação a Nietzsche, (...) quis conhecer mais e fui na Bio, surpresa vi a menção à Astrologia. Daí pensei: ela tem coragem, poucos profissionais admitem qualquer ligação com uma “pseudociência”, finalmente li sua apresentação no site. (...) parece que você vive o que fala, poucos têm essa disposição, mesmo entre os profissionais analistas.” @iryna.seva


Eu acho graça quando escuto a frase “eu não acredito”... e ela já me foi oferecida tanto para a Psicanálise quanto para a Astrologia, e também pelos analistas sobre a Astrologia. É comum que venha acompanhada de certo desdém, um olhar de desconfiança e de desqualificação. Um dos argumentos é não serem, ambas as teorias, cientificamente comprovadas, como se os números não oferecessem entrelinhas e na ciência não houvesse “buracos negros”...


Num saber e noutro estamos pisando no campo da observação. Debruçadas sobre a subjetividade humana, dialogam com a Filosofia, a Mitologia e outros saberes que pensam a nossa existência, os conflitos e sintomas que nos acompanham.


É preciso dizer que os psicanalistas e os astrólogos carregam parte da responsabilidade de suas próprias maldições. Os primeiros por terem se encastelado num discurso hermético; ou justo ao contrário, numa autorização de práticas do chamado bom-senso; quando a Psicanálise é o avesso disso. E os segundos pelas associações com o Ocultismo, ou por um determinismo que pretende enquadrar a vida humana em axiomas.


Em seu comentário, Iryna atribui a mim “coragem”. Se coragem for uma travessia através do medo, em busca do exercício da singularidade da minha existência – esse eterno vir a ser, que nunca se completa – agradeço a atribuição. Guimarães Rosa já tinha nos avisado que é isso que a vida exige da gente.


Muito obrigada, Iryna, pelo abraço.


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page